15.8 C
Belo Horizonte
Thursday, 29 / July / 2021
- Publicidade -

Cinzas como legado

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Linkedin
Email
Telegram
Viber

Mais Notícias

Bolsonaro: Recordista de Impeachment

Ao todo, 1492 pessoas e mais de 500 organizações assinaram pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

O que são as novas cepas do coronavírus?

Mutações podem tornar a Covid-19 mais transmissível, alertam especialistas

“Bolsonaro blefa”, diz general Santos Cruz

Oficiais ouvidos pela Pública dizem que Bolsonaro perdeu apoio entre os militares após demissão de comando das Forças Armadas e está longe de poder falar em “meu Exército”

À espera de Mourão

Generais críticos a Bolsonaro articulam uma “terceira via” para as eleições de 2022 e não descartam impeachment
- Publicidade -

Marina Amaral, codiretora da Agência Pública

Seja qual for a duração do mandato de Bolsonaro, encurtado pelo impeachment ou esticado pela reeleição, já sabemos qual será o legado de seu governo: cinzas. O país que confiamos a ele nas eleições de 2018 já perdeu muito de sua principal riqueza – a vida -, dos 3 milhões de hectares queimados no Pantanal, 20% do bioma, às milhares de vidas humanas extintas, em todo o país, pelos erros de sua gestão na pandemia.

Tanto no Pantanal como na Amazônia, a origem das queimadas é criminosa; e, nos dois biomas, foi principalmente a mata que queimou, e não a “área humanizada”, como vem dizendo o encarregado de engambelar os investidores internacionais, o general Mourão. Na Amazônia, cerca de metade das queimadas são em áreas recém-desmatadas; no Pantanal, 95% do fogo incidiu em áreas de vegetação nativa, embora tenha se iniciado nas fazendas poupadas pela fiscalização – as multas por desmatamento caíram 71% no bioma.

Três parques estaduais, um parque nacional, uma área de proteção ambiental, e uma estação ecológica estão tomados pelo fogo no Pantanal e, ainda mais grave, quase metade das terras indígenas estão em chamas, como mostrou a excelente reportagem de Bruno Fonseca, Bianca Muniz e Raphaela Ribeiro que publicamos ontem (veja link abaixo). Os repórteres também destacaram que, apesar da intensidade e da duração do fogo, há apenas cinco brigadas de incêndio no Mato Grosso do Sul, quatro delas formadas por indígenas que trabalham sem os recursos necessários – o governo Bolsonaro cortou mais da metade (58%) das verbas destinadas às brigadas federais.

Bolsonaro, claro, minimiza a gravidade da devastação ambiental enquanto os apoiadores da política antiambiental chefiada por Ricardo Salles, notório disseminador de desinformação, espalham fake news culpando os que apagam o fogo por causá-lo. Por sua vez, o general Mourão, inventa conspirações políticas no Inpe para tentar desacreditar os números que registram nova alta do desmatamento na Amazônia. 

Uma inversão tão absurda quanto violenta, elementos que caracterizam as respostas do presidente e de sua turma à população desde o primeiro dia de seu mandato.

Com a economia em cacos, a natureza em chamas e a pandemia ainda matando mais de 700 brasileiros por dia, a violência promete se agravar nos próximos meses com as campanhas eleitorais. Uma pesquisa da Justiça Global e da Terra de Direitos sobre violência contra políticos entre 2016 e 2019, apresentada ontem ao Conselho Nacional de Direitos Humanos, mostra um aumento recorde de atentados e assassinatos – 32 – no ano passado, contra 19 em 2017. Prefeitos, vereadores e pré-candidatos são o principal alvo – 92% dos casos. Só este ano já foram 27 atos violentos contra políticos municipais – de Tabatiguera, no Amazonas, a São João do Meriti, na Baixada Fluminense.  Também a democracia pode virar cinzas antes que a população, artificialmente polarizada, consiga reagir.

Imagem Capa: Pixabay

  • Tópicos
  • Amazônica
  • Bioma
  • Cinzas
  • Legado
  • Pantanal
  • Queimadas
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Linkedin
Email
Telegram
Viber

Fralda Huggies Supreme Care com SUPER DESCONTO

Inspirada nos seus abraços criamos a nova huggies supreme care: uma única fralda agora para meninos e meninas.
Leia mais

Pacote Paraty + Passeio Grátis com 60% Off

Leia mais

Ouça mais de 2 milhões de músicas no Prime Music | Teste Grátis 30 dias

Seus artistas e canções preferidos. Ouça o melhor de Caetano Veloso, Ludmilla, Gusttavo Lima, Queen, Pabllo Vittar e muitos outros.
Leia mais
- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

O futuro da Indústria é o Lean 4.0

Essa metodologia, que nasceu no chão de fábrica automotivo, é hoje reconhecidamente uma das melhores práticas de gestão industrial, e seu sucesso fez com que se expandisse também para outros segmentos

Caminhões autônomos movimentam peso de 35 mil ‘Maracanãs’ em mina de Minas Gerais

No local, veículos da Vale transportam minério de ferro sem operador na cabine desde 2016. Segundo a empresa, tecnologia diminuiu emissões de carbono e aumentou produtividade.

Mamografias logo após vacina contra covid-19 não é recomendada

Recomendação é que se espere de duas a quatro semanas

Exercício físico com supervisão é benéfico na pandemia

Saúde mental e física melhoram mais quando prática é supervisionada
- Publicidade -

Mundo Go!

5 sites gratuitos para conseguir cupons de descontos válidos

Enquanto os cupons de desconto se multiplicaram no Brasil, encontrar as melhores promoções na internet nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, você precisaria desprender muito do seu tempo para visitar todas as lojas virtuais possíveis para, então, comprar qual é o melhor preço de determinado produto.
Leia mais

Segundo estudo, 38% das mulheres já foram infiéis durante os relacionamentos

Dizem que todo homem é infiel! Segundo a crença, a infidelidade seria de posse quase que única e exclusiva dos homens. Mas, sabe-se, que já não é bem assim.
Leia mais

Confira as propriedades e benefícios da cenoura

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza. Vamos ver algumas das propriedades mais interessantes desse vegetal e os benefícios que oferece ao organismo.
Leia mais
- Publicidade -

Perfumaria com até 50% Off | Drogaria Araújo

Leia mais

Produtos de beleza com até 60% desconto | Sephora

Leia mais

30 dias Grátis Amazon Prime Vídeo

Leia mais

Conheça as diferenças entre Prime Music e o Amazon Music Unlimited

Leia mais

Pacote Beto Carrero World com 15% Off

Leia mais
- Publicidade -