13.5 C
Belo Horizonte
Monday, 26 / July / 2021
- Publicidade -

Minas realiza Semana Internacional do Café em plataforma on-line

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Linkedin
Email
Telegram
Viber

Mais Notícias

Aryzta investirá R$ 400 milhões em Minas Gerais

Fábrica de pães vai gerar 1,3 mil empregos em Pouso Alegre, no Sul do estado

Governo de Minas divulga novo prazo para exigência do CRLV

Certificado de 2019 passa a ter validade até 31 de dezembro deste ano

Secretaria Educação divulga lista de escolas aptas para ensino presencial

Mais 79 unidades retomam atividades com os alunos nesta segunda-feira (28/6)

Minas Gerais tem 45.924 mil óbitos pelo novo coronavírus

Minas Gerais registra 209 óbitos nas últimas 24h
- Publicidade -

A edição 2020 da Semana Internacional do Café (SIC), evento 100% dedicado ao produto e que conecta produtores, compradores e apreciadores nacionais e estrangeiros, será realizado em plataforma digital, entre 18 e 20/11.

Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e em parceria com  o Sebrae-MG e a Café Editora, a SIC vinha sendo realizada em BH desde 2013, capital do maior estado produtor do país, mas neste ano o evento será virtual em prevenção à pandemia de covid-19.

No ambiente digital, permanecem o foco no desenvolvimento do mercado brasileiro e na divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Conteúdo

Desde a primeira edição, a SIC também destaca os cafés gourmet, segmento que apresenta crescimento de 13% ao ano, segundo dados da Nielsen, empresa germânico-americana focada em pesquisas de mercado, enquanto o café tradicional cresce, em média, 2% no mesmo período.

Segundo especialistas, a notável valorização do produto é reflexo da tendência mundial que tem se consolidado no Brasil. “O mercado internacional há tempos consome cafés diferenciados. E essa realidade também está crescente no território brasileiro. Graças à competência do produtor, aliada às técnicas de produção, somos um dos poucos países que têm a capacidade de preencher essa demanda de mercado com quantidade e qualidade”, explica Breno Mesquita, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg) e presidente das Comissões Estadual e Nacional de Cafeicultura.

Características

Para ser classificada como especial, a bebida deve ter características que são avaliadas a partir de provas e critérios específicos que envolvem toda a cadeia produtiva, do plantio à xícara, incluindo aí desde o terroir da região produtora (solo, altitude, regime climático e outras) até as técnicas de manejo. “Além disso, os compradores valorizam a história presente nos grãos: os detalhes, a cultura, elos e cuidados em torno do cultivo e produção. A cafeicultura é rica nesses aspectos e tais experiências despertam ainda mais o interesse do consumidor”, completa Mesquita.

Outro quesito importante para a valorização do produto é a sustentabilidade socioambiental da produção. “Com uma legislação trabalhista e ambiental criteriosa e exigente, o Brasil ganha destaque positivo neste critério. E para comprovar que tais especificidades estão sendo cumpridas e abrir caminhos para mercados exigentes, a busca por certificações também é um aspecto importante”, pontua Niwton Castro Moraes, assessor técnico especial em café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Seguindo critérios de padrão internacional, selos como o Certifica Minas Café, desenvolvido pelo governo de Minas Gerais para produtores do estado, abre portas para o mundo e agrega valor ao café, sendo uma característica considerada pelos consumidores.

O especialista reforça que o conceito de café especial está intimamente ligado às características singulares de cada produção, que proporcionam prazer e sensações diferenciadas. “O café não é só matéria-prima, ele tem qualidade e tem história: de uma família que trabalha unida, de um lugar agradável para se visitar, com uma bela vista e boas lembranças, o que faz dele uma grife”, finaliza.

Para participar da SIC 2020, basta fazer cadastro por meio do link: www.semanainternacionaldocafe.com.br. Informações e detalhes da programação estão disponíveis no mesmo endereço.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

Data: 18 a 20/11

Inscrições:  www.semanainternacionaldocafe.com.br

  • Tópicos
  • Semana do Café
  • SIC
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Linkedin
Email
Telegram
Viber

Método ÚNICO e SIMPLES que Eu Uso para CRIAR Negócios de Sucesso na Internet 100% do Zero

Veja agora o método SIMPLES e DEFINITIVO que eu usei para começar meu próprio negócio 100% on-line.
Leia mais

Novo método psicológico é capaz de recuperar qualquer relacionamento

A psicologa e especialista em relacionamentos Renata Santos descobriu o REAL motivo de seu relacionamento não ser mais como no início (NADA A VER com a idade, beleza física ou rotina).
Leia mais

Aprenda todos os segredos para fazer cerveja artesanal

Curso mestre cervejeiro
Leia mais
- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

O futuro da Indústria é o Lean 4.0

Essa metodologia, que nasceu no chão de fábrica automotivo, é hoje reconhecidamente uma das melhores práticas de gestão industrial, e seu sucesso fez com que se expandisse também para outros segmentos

Caminhões autônomos movimentam peso de 35 mil ‘Maracanãs’ em mina de Minas Gerais

No local, veículos da Vale transportam minério de ferro sem operador na cabine desde 2016. Segundo a empresa, tecnologia diminuiu emissões de carbono e aumentou produtividade.

Mamografias logo após vacina contra covid-19 não é recomendada

Recomendação é que se espere de duas a quatro semanas

Exercício físico com supervisão é benéfico na pandemia

Saúde mental e física melhoram mais quando prática é supervisionada
- Publicidade -

Mundo Go!

Confira as melhores comédias românticas de todos os tempos

Procurando um filme (Rom-Coms) com uma doce história de amor , muitas risadas e talvez até uma ou duas cenas de reforma? Boas notícias: você veio ao lugar certo. Embora haja definitivamente um momento e um lugar para um bom thriller ou filme de terror, as comédias românticas são claramente o gênero superior.
Leia mais

Qual é o local ideal para deixar a caixa da areia do gato?

Você já ouviu falar que gatos são mais “limpinhos” do que muitos humanos???? Sim, em alguns casos isso é realmente verdade.

7 cuidados para investir em microfranquias

As microfranquias, franquias com investimento inicial inferior a R$ 90 mil cresceram em 2020 e deve continuar crescendo
- Publicidade -

Perfumaria com até 50% Off | Drogaria Araújo

Leia mais

Conheça as diferenças entre Prime Music e o Amazon Music Unlimited

Leia mais

Pacote Paraty + Passeio Grátis com 60% Off

Leia mais

Os mehores smartphones com até 35% Off

Leia mais

Saiba como ativar o cupom de primeira compra do Ifood

Leia mais
- Publicidade -