13.4 C
Belo Horizonte
Friday, 25 / June / 2021
- Publicidade -

Covid-19: número de casos segue crescendo; mortes ficam estáveis

Mais Notícias

Brasil registra 38.902 casos nas últimas 24 horas

No total, foram registrados 18 milhões de casos

Concentração do coronavírus continua elevada nos esgotos de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro

Informação é da Rede Monitoramento COVID Esgotos, com dados até 13 de maio

“A variante indiana do novo coronavírus é altamente transmissível”, diz infectologista da SBI

Em entrevista ao portal Brasil61.com, o infectologista Julival Ribeiro explicou as diferenças entre a variante indiana e outras cepas da Covid-19 e as medidas que o País pode adotar para minimizar a disseminação em território nacional

Governo do Espírito Santo monitora suspeita de variante indiana

Indiano testou positivo para covid-19 e está em um hotel de Vitória

Os novos casos de covid-19 no Brasil seguem trajetória de aumento dentro da margem de estabilidade. É o que mostra o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que analisa a Semana Epidemiológica 20, de 16 a 22 de maio.

O número de novos diagnósticos confirmados teve acréscimo de 5%. Na Semana Epidemiológica 20, foram registrados 460.905 novos casos, contra 440.655 na semana anterior. A média móvel de casos (total no período divido por sete dias) ficou em 65.844.

O resultado marcou a continuidade do avanço da curva de casos, consolidando a reversão do movimento de queda, iniciada há algumas semanas. A redução dos novos diagnósticos positivos de covid-19 foi iniciada em março, apenas com um revés na Semana Epidemiológica 13. 

Os boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus reúnem a avaliação da pasta sobre a evolução da pandemia, considerando as semanas epidemiológicas, tipo de medição empregada por autoridades de saúde para essas situações.

Distribuição dos novos registros de casos por covid-19 por semana epidemiológica de notificação. Brasil, 2020-21
Distribuição dos novos registros de casos por covid-19 por semana epidemiológica de notificação. Brasil, 2020-21 – Ministério da Saúde

Já o número mortes ficou praticamente estável, com oscilação positiva de 1%. Na Semana Epidemiológica 20, foram registradas 13.493 vidas perdidas para a pandemia, enquanto na semana anterior o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde trouxe 13.399 óbitos.

Embora o resultado seja uma marca de estabilidade, ele representa uma interrupção na trajetória de queda na curva de óbitos, que havia tido reduções de 10% e 12%, respectivamente, nos boletins epidemiológicos anteriores. A média móvel de mortes na semana analisada baixou dos 2 mil, ficando em 1.928.

Distribuição dos novos registros de óbitos (A) por covid-19 por semana epidemiológica de notificação. Brasil, 2020-21
Distribuição dos novos registros de óbitos (A) por covid-19 por semana epidemiológica de notificação. Brasil, 2020-21 – Ministério da Saúde

Estados

De acordo com o boletim epidemiológico, 15 estados tiveram incremento de casos na Semana Epidemiológica 20, cinco mais o Distrito Federal permaneceram estáveis e seis tiveram redução. As maiores ampliações se deram no Mato Grosso do Sul (37%) e Roraima (26%). Já as quedas mais intensas ocorreram no Rio Grande do Norte (-58%) e no Rio de Janeiro (-20%).

Quando consideradas as mortes, o número de estados com acréscimo nas curvas chegou a oito, enquanto 11 ficaram estáveis e sete mais o DF registraram quedas em relação ao balanço da semana anterior. Os aumentos mais expressivos ocorreram no Ceará (40%), em Roraima e no Amapá (24%). As quedas mais efetivas foram registradas no Distrito Federal (-28%) e Acre (-22%)

Mundo

A Índia foi novamente o país com mais registros de novas mortes. Na semana analisada, foram 28.982 novos óbitos. O Brasil mantém a 2ª colocação (13.493). Em seguida vêm os Estados Unidos (3.895), a Colômbia (3.448) e a Argentina (3.435). Quando considerados os números referentes a todo o período de pandemia, o Brasil segue na 2ª posição, atrás dos Estados Unidos (589.703). Quando consideradas as mortes por 1 milhão de habitantes, o Brasil fica na 7ª colocação.

Evolução do número de novos óbitos confirmados de covid-19 por semana epidemiológica, segundo países com maior número de óbitos
Evolução do número de novos óbitos confirmados de covid-19 por semana epidemiológica, segundo países com maior número de óbitos – Ministério da Saúde

A Índia também é a campeã em novos casos, tendo 1.846.055 na semana analisada. O Brasil ocupou a 2ª colocação no ranking de casos, seguido pela Argentina (223.748), Estados Unidos (180.902) e Colômbia (107.959). Na comparação com os números registrados durante todo o surto sanitário, o Brasil fica na 3ª posição, atrás dos EUA (33,1 milhões) e Índia (26,5 milhões). Na comparação proporcional, por 1 milhão de habitantes, o Brasil ocupa a 22ª posição.

Evolução do número de novos casos confirmados de covid-19 por semana epidemiológica, segundo países com maior número de casos
Evolução do número de novos casos confirmados de covid-19 por semana epidemiológica, segundo países com maior número de casos – Ministério da Saúde

Edição: Lílian Beraldo

Fralda Huggies Supreme Care com SUPER DESCONTO

Inspirada nos seus abraços criamos a nova huggies supreme care: uma única fralda agora para meninos e meninas.

Diversos homens estão conseguindo reverter a disfunção erétil definitivamente

Quanto mais tempo você adia essa decisão, mais difícil fica uma resolução para sua disfunção. Pois, quanto mais o tempo passa, menos estímulos e menos sangue seu organismo consegue mandar para seu pênis.

Consultas por R$24 | Cartão de Benefícios do Luciano Huck

Com o Cartão de TODOS, sua família passa por consultas, dentistas e faz exames na hora que precisa, pelo preço que pode pagar. E você ainda tem acesso a descontos em educação e lazer.
- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Aprovação da reforma tributária é urgente e garante simplificação do sistema de arrecadação de impostos

Para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), “a reforma tributária é fundamental”, mas “não deve gerar aumento de carga aos contribuintes brasileiros.”

Portaria restringe entrada de estrangeiros no país

De caráter temporário, medida está no Diário Oficial da União

Minas Gerais tem 45.245 mil óbitos pelo novo coronavírus

Minas Gerais registra 209 óbitos nas últimas 24h

Especialistas respondem porque é essencial tomar a segunda dose da vacina

Dúvida ainda é frequente entre brasileiros, que também questionam quais pessoas com comorbidades que podem vacinar contra a Covid-19

Brasil recebe novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen

Nesta sexta-feira chegarão mais 3 milhões de doses do imunizante
- Publicidade -
- Publicidade -