15.5 C
Belo Horizonte
Friday, 25 / June / 2021
- Publicidade -

Emissões de Gases de Efeito Estufa caem 23% em BH

Mais Notícias

Minas Gerais tem 45.245 mil óbitos pelo novo coronavírus

Minas Gerais registra 209 óbitos nas últimas 24h

BH amplia vacinação para todas as gestantes e puérperas sem comorbidade

Gestantes de qualquer idade e sem comorbidades são vacinadas em BH

Estado abre nova turma do curso de Liderança para Retomada Econômica para prefeirutas

Capacitação para prefeituras proporciona identificação, criação e entrega de soluções para recuperação financeira pós-covid-19

Minas Gerais tem 44.623 mil óbitos pelo novo coronavírus

Minas Gerais registra 40 óbitos nas últimas 24h

Por PBH

As emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, caíram 23% em Belo Horizonte, na comparação com 2019. No setor de transportes, a queda nas emissões foi de 29% em igual período. Os dados compõem o 5º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 2020, disponível para consulta neste link

Belo Horizonte é a primeira capital do país a apresentar estudo de emissões de GEE levando em conta os efeitos da pandemia da Covid-19. A quarta atualização do documento tem ainda a evolução das emissões no período de 2009 a 2020. 

“Essa entrega é mais uma ação realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, no contexto das celebrações da Semana do Meio Ambiente. É a partir deste diagnóstico que vamos continuar executando políticas públicas que possam reduzir nossas emissões e, ao mesmo tempo, alinhar desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente. Com a pandemia, outro desafio é a conexão entre políticas públicas sanitárias e ambientais, pois a crise mostrou que saúde e meio ambiente são indissociáveis”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck. 

Os resultados podem estar associados, principalmente, à redução da atividade econômica no período da pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, que impôs isolamento social e o fechamento de atividades não essenciais em vários períodos ao longo do ano. No entanto, segundo o relatório, o esforço do poder público em executar políticas para reduzir os níveis de poluição deve ser considerado. 

Os municípios têm papel fundamental na implantação de políticas públicas de mitigação e adaptação em relação às mudanças climáticas, uma vez que muitas maneiras de reduzir as emissões de GEE e os seus efeitos sob o aquecimento global estão em sua competência de atuação e planejamento – e é o que Belo Horizonte vem fazendo. 

“Projetos de reflorestamento em áreas degradadas, investimento em eficiência energética, aproveitamento de resíduos sólidos, incentivo ao uso de energia renovável e à conservação de áreas naturais, são alguns exemplos de ações locais que já contribuem para a redução das emissões na terceira capital do país, independentemente do cenário atual de pandemia”, afirma Dany Silvio Amaral, secretário executivo do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), órgão colegiado responsável pela mobilização, construção de critérios e validação do documento. 

Entender as fontes dessas emissões nas cidades e nos países é a chave para o planejamento de ações de enfrentamento às mudanças climáticas. Daí a importância de se realizar o inventário de emissões, que segue protocolos internacionais de avaliação e é calculado a partir do perfil das emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa no município. 

De acordo com o levantamento, as emissões totais de GEE em 2020 mostram uma redução de 23% em relação a 2019. O setor “Fontes Estacionárias de Energia”, que inclui o consumo de energia elétrica e a queima de combustíveis nos segmentos residencial, industrial, comércio e serviços, apresentou redução de 10% de emissão de GEE na comparação com 2019. 

Já o setor “Resíduos” registrou recuo de 21% na emissão de gás de efeito estufa de 2020 em relação a 2019. O setor “Transporte”, responsável pela maior parte das emissões totais, teve queda de 29%, em relação a 2019, sendo fortemente impactado pelas medidas sanitárias impostas devido ao combate ao Covid-19.

Ouça mais de 2 milhões de músicas no Prime Music | Teste Grátis 30 dias

Seus artistas e canções preferidos. Ouça o melhor de Caetano Veloso, Ludmilla, Gusttavo Lima, Queen, Pabllo Vittar e muitos outros.

Consultas por R$24 | Cartão de Benefícios do Luciano Huck

Com o Cartão de TODOS, sua família passa por consultas, dentistas e faz exames na hora que precisa, pelo preço que pode pagar. E você ainda tem acesso a descontos em educação e lazer.
- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Aprovação da reforma tributária é urgente e garante simplificação do sistema de arrecadação de impostos

Para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), “a reforma tributária é fundamental”, mas “não deve gerar aumento de carga aos contribuintes brasileiros.”

Portaria restringe entrada de estrangeiros no país

De caráter temporário, medida está no Diário Oficial da União

Minas Gerais tem 45.245 mil óbitos pelo novo coronavírus

Minas Gerais registra 209 óbitos nas últimas 24h

Especialistas respondem porque é essencial tomar a segunda dose da vacina

Dúvida ainda é frequente entre brasileiros, que também questionam quais pessoas com comorbidades que podem vacinar contra a Covid-19

Brasil recebe novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen

Nesta sexta-feira chegarão mais 3 milhões de doses do imunizante
- Publicidade -
- Publicidade -