13.8 C
Belo Horizonte
Sunday, 20 / June / 2021
- Publicidade -

Governo alemão e Iclei implementam Jardim de Chuva na capital

Mais Notícias

Prefeitura de Betim suspende vacinação de adolescentes

Cidade pretendia vacinar adolescentes de 12 a 14 anos

Betim inicia amanhã vacinação de estudantes de 12 a 14 anos de idade

A vacinação dos professores já foi iniciada no município mineiro

Prefeitura de BH anuncia abertura de bares, restaurantes e escola

O prefeito Alexandre Kalil anunciou nessa quarta-feira (9) avanços no processo de reabertura das atividades econômicas e de serviços de Belo Horizonte

Suspeito anuncia assalto a fiéis, mas acaba morrendo após oração de pastor

Assaltante teve mal súbito após intervenção do religioso

Por PBH

Na semana do Dia do Meio Ambiente, celebrado neste sábado, dia 5, Belo Horizonte recebe mais uma ação inovadora para a melhoria da qualidade de vida da população. Trata-se do Jardim de Chuva, solução que contribui com o escoamento da água da chuva, permitindo que a água seja filtrada pela vegetação e se infiltre no solo. A obra é um dos projetos demonstrativos no âmbito do INTERACT-Bio, com financiamento de cerca de 50 mil euros do governo alemão, coordenação do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Vídeo institucional

Implantado em 1994 e com uma área verde de 311 metros quadrados, o parque foi o local escolhido para receber o chamado “modelo de infraestrutura inteligente”, previsto para ser iniciado ainda neste mês. 

“A crise climática tem influenciado e impactado muito a cidade, principalmente, ao longo dos últimos anos, com eventos extremos se intensificando a cada ano”, aponta, na abertura do vídeo, o diretor de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Hugo Salomão França. 

O secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, explica que o Jardim de Chuva estará em um lugar de alta visibilidade do parque e terá uma sinalização com uma linguagem fácil e acessível para o cidadão que frequenta o Parque Lagoa do Nado. “Vai ser de fato uma ação demonstrativa da possibilidade que esse tipo de intervenção traz para a cidade, se praticada em larga escala”, completa Rodrigo Perpétuo. 

“Nesse contexto, um experimento de Jardim de Chuva no Parque Lagoa do Nado é fundamental, porque os parques são ferramentas de educação e de formação da cidadania das pessoas”, afirma o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues. 

A região metropolitana de Belo Horizonte é uma das três selecionadas no Brasil para a execução do projeto – em conjunto com Londrina e Campinas. Além do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, o segundo local de implantação dos jardins de chuva na região metropolitana é a Praça Presidente Tancredo Neves, em Contagem. Em nível global, Índia e Tanzânia também participam do INTERACT-Bio. 

Ao participar do vídeo, a secretária municipal de Política Urbana, Maria Caldas, disse que “há uma expectativa de a gente divulgar, envolver as pessoas nesse novo momento de soluções baseadas na natureza e poder contagiar as pessoas para uma mudança de cultura que o planeta precisa tanto”.  

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, lembra que Belo Horizonte é uma das poucas capitais brasileiras que possui planejamento e corpo técnico capacitado para implementar ações capazes de reduzir os efeitos causados pelas mudanças climáticas. 

“Em alinhamento com a política climática defendida pela Conferência Global do Clima da ONU, a COP 26, a cidade pode se tornar referência para as demais cidades mineiras, atraindo investimentos para projetos de redução da emissão de gases de efeito estufa”, afirma. 

Saiba mais sobre o projeto Interact-Bio/Jardim de Chuva na página do Iclei.

- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Bolsonaro pede a empresários para segurarem preço dos alimentos

Pedido ocorreu durante encontro no Rio de Janeiro

Ida para novo partido está “bastante avançada”, diz Bolsonaro

Expectativa é de que o presidente se filie ao Patriota

Brasil goleia seleção peruana e segue 100% na Copa América

Alex Sandro, Neymar, Everton Ribeiro e Richarlison marcam

Prefeitura de Betim suspende vacinação de adolescentes

Cidade pretendia vacinar adolescentes de 12 a 14 anos

Isso os brasileiros não aprendem na escola

Porque temos que ficar por mais de uma década aprendendo coisas inúteis nas salas de aula?
- Publicidade -