21.4 C
Belo Horizonte
Monday, 18 / October / 2021
- Publicidade -

Governo alemão e Iclei implementam Jardim de Chuva na capital

Mais Notícias

Aryzta investirá R$ 400 milhões em Minas Gerais

Fábrica de pães vai gerar 1,3 mil empregos em Pouso Alegre, no Sul do estado

Governo de Minas divulga novo prazo para exigência do CRLV

Certificado de 2019 passa a ter validade até 31 de dezembro deste ano

Secretaria Educação divulga lista de escolas aptas para ensino presencial

Mais 79 unidades retomam atividades com os alunos nesta segunda-feira (28/6)

Minas Gerais tem 45.924 mil óbitos pelo novo coronavírus

Minas Gerais registra 209 óbitos nas últimas 24h
- Publicidade -

Por PBH

Na semana do Dia do Meio Ambiente, celebrado neste sábado, dia 5, Belo Horizonte recebe mais uma ação inovadora para a melhoria da qualidade de vida da população. Trata-se do Jardim de Chuva, solução que contribui com o escoamento da água da chuva, permitindo que a água seja filtrada pela vegetação e se infiltre no solo. A obra é um dos projetos demonstrativos no âmbito do INTERACT-Bio, com financiamento de cerca de 50 mil euros do governo alemão, coordenação do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Vídeo institucional

Implantado em 1994 e com uma área verde de 311 metros quadrados, o parque foi o local escolhido para receber o chamado “modelo de infraestrutura inteligente”, previsto para ser iniciado ainda neste mês. 

“A crise climática tem influenciado e impactado muito a cidade, principalmente, ao longo dos últimos anos, com eventos extremos se intensificando a cada ano”, aponta, na abertura do vídeo, o diretor de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Hugo Salomão França. 

O secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, explica que o Jardim de Chuva estará em um lugar de alta visibilidade do parque e terá uma sinalização com uma linguagem fácil e acessível para o cidadão que frequenta o Parque Lagoa do Nado. “Vai ser de fato uma ação demonstrativa da possibilidade que esse tipo de intervenção traz para a cidade, se praticada em larga escala”, completa Rodrigo Perpétuo. 

“Nesse contexto, um experimento de Jardim de Chuva no Parque Lagoa do Nado é fundamental, porque os parques são ferramentas de educação e de formação da cidadania das pessoas”, afirma o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues. 

A região metropolitana de Belo Horizonte é uma das três selecionadas no Brasil para a execução do projeto – em conjunto com Londrina e Campinas. Além do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, o segundo local de implantação dos jardins de chuva na região metropolitana é a Praça Presidente Tancredo Neves, em Contagem. Em nível global, Índia e Tanzânia também participam do INTERACT-Bio. 

Ao participar do vídeo, a secretária municipal de Política Urbana, Maria Caldas, disse que “há uma expectativa de a gente divulgar, envolver as pessoas nesse novo momento de soluções baseadas na natureza e poder contagiar as pessoas para uma mudança de cultura que o planeta precisa tanto”.  

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, lembra que Belo Horizonte é uma das poucas capitais brasileiras que possui planejamento e corpo técnico capacitado para implementar ações capazes de reduzir os efeitos causados pelas mudanças climáticas. 

“Em alinhamento com a política climática defendida pela Conferência Global do Clima da ONU, a COP 26, a cidade pode se tornar referência para as demais cidades mineiras, atraindo investimentos para projetos de redução da emissão de gases de efeito estufa”, afirma. 

Saiba mais sobre o projeto Interact-Bio/Jardim de Chuva na página do Iclei.

- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Brasil brilhou no skate na noite do décimo quarto dia de Olimpíada

Amanhã, país tem estreias nos saltos ornamentais e ginástica rítmica

Secretário Bruno Bianco é indicado para a AGU

Anúncio foi feito pelo presidente em redes sociais

Preço da cesta básica sobe em 15 capitais do país

Maiores altas foram em Fortaleza (3,92%) e Campo Grande (3,89%)

Poupança tem captação líquida de R$ 6,37 bilhões em julho

Depósitos superam retiradas pelo quarto mês seguido
- Publicidade -

Mundo Go!

Veja 8 dicas para preservar a segurança da mulher

A violência urbana pode acontecer a qualquer momento, seja na rua, no transporte coletivo, em locais públicos e até na sua própria residência. Com isso, a população se sente insegura e com medo de sair de casa.

Como escolher a cadeira ideal para o home office e evitar dores

É muito importante saber como escolher a melhor cadeira para o home office, pois ela vai influenciar diretamente no seu conforto e na sua produtividade.

Confira as propriedades e benefícios da cenoura

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza. Vamos ver algumas das propriedades mais interessantes desse vegetal e os benefícios que oferece ao organismo.
- Publicidade -
- Publicidade -