20.8 C
Belo Horizonte
Thursday, 2 / December / 2021
- Publicidade -

Nova síndrome que atinge crianças pode estar ligada ao coronavírus

Mais Notícias

Mamografias logo após vacina contra covid-19 não é recomendada

Recomendação é que se espere de duas a quatro semanas

Exercício físico com supervisão é benéfico na pandemia

Saúde mental e física melhoram mais quando prática é supervisionada

Grávidas vacinadas com AstraZeneca podem receber 2ª dose da Pfizer

Medida vale para gestantes que moram no Rio de Janeiro
- Publicidade -

Ainda não há confirmação, mas tudo indica que a nova Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), que tem preocupado médicos em todo o mundo, pode estar associada ao coronavírus.

Isso porque, conforme observado até o momento, só desenvolve a doença quem já se infectou ou teve contato com pessoas infectadas pela Covid-19. Ao todo, já são mais de 600 casos da SIM-P confirmados em todo o mundo.

De acordo com último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, até o final de agosto, foram registrados 197 casos da doença, sendo 9 óbitos, em crianças e adolescentes com idade entre de 0 e 19 anos.

Desses, 58,4% são do sexo masculino, com 38,1% dos registros nas faixas etárias de 0 a 4 anos e 33%, de 5 a 9 anos. Entre os óbitos, 64,3% foram registrados entre as crianças de 0 a 4 anos. O estado do Ceará lidera com o maior número de casos, sendo 41 confirmados até o momento.

Com manifestações clínicas semelhantes à doença de Kawasaki típica, Kawasaki incompleta e/ou síndrome do choque tóxico, a SIM-P tem como os sintomas mais frequentes: febre persistente, pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, comprometimento respiratório, entre outros.

De acordo com a infectologista pediátrica e coordenadora da Residência de Infectologia Pediátrica do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), Andrea Lucchesi de Carvalho, até agora, a unidade teve seis casos confirmados da doença. “A maior parte dos jovens que desenvolvem a doença são paciente graves, que necessitam de internação em enfermarias ou em Unidade de Terapia intensiva (UTI), podendo necessitar de medicações venosas para modular a resposta inflamatória e de medicações para tratamento da disfunção cárdica e choque”, explica.

Ainda segundo ela, na grande maioria dos casos, a internação dura cerca de uma semana, podendo, em alguns casos, deixar sequelas, principalmente se tiverem comprometimento do miocárdio ou das artérias coronarianas, podendo causar aneurismas de coronária e aumentando o risco de infarto precoce.

A médica ainda faz um alerta: “viu que a criança não está bem, apresenta febre prolongada, está desanimada, cansada, com dores no corpo, com dificuldade de realizar as atividades habituais e se recusando a alimentar, leve o mais rápido possível ao hospital mais próximo”, afirma “Quanto mais rápido o diagnóstico e, consequente início do tratamento, maior as chances de sucesso na recuperação e menor o risco de sequelas”, conclui Andrea.


Por Aline Castro Alves

Novo método psicológico é capaz de recuperar qualquer relacionamento

A psicologa e especialista em relacionamentos Renata Santos descobriu o REAL motivo de seu relacionamento não ser mais como no início (NADA A VER com a idade, beleza física ou rotina).
- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Brasil brilhou no skate na noite do décimo quarto dia de Olimpíada

Amanhã, país tem estreias nos saltos ornamentais e ginástica rítmica

Secretário Bruno Bianco é indicado para a AGU

Anúncio foi feito pelo presidente em redes sociais

Preço da cesta básica sobe em 15 capitais do país

Maiores altas foram em Fortaleza (3,92%) e Campo Grande (3,89%)

Poupança tem captação líquida de R$ 6,37 bilhões em julho

Depósitos superam retiradas pelo quarto mês seguido
- Publicidade -

Mundo Go!

Confira as propriedades e benefícios da cenoura

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza. Vamos ver algumas das propriedades mais interessantes desse vegetal e os benefícios que oferece ao organismo.

Veja 8 dicas para preservar a segurança da mulher

A violência urbana pode acontecer a qualquer momento, seja na rua, no transporte coletivo, em locais públicos e até na sua própria residência. Com isso, a população se sente insegura e com medo de sair de casa.

Qual é o local ideal para deixar a caixa da areia do gato?

Você já ouviu falar que gatos são mais “limpinhos” do que muitos humanos???? Sim, em alguns casos isso é realmente verdade.
- Publicidade -
- Publicidade -