19.4 C
Belo Horizonte
Monday, 16 / May / 2022
- Publicidade -

O futuro da Indústria é o Lean 4.0

Mais Notícias

Caminhões autônomos movimentam peso de 35 mil ‘Maracanãs’ em mina de Minas Gerais

No local, veículos da Vale transportam minério de ferro sem operador na cabine desde 2016. Segundo a empresa, tecnologia diminuiu emissões de carbono e aumentou produtividade.

Astrofísica brasileira na China: “Vivemos era de ouro na astronomia”

Pesquisadora lista avanços na conquista do espaço neste ano

China prepara-se para enviar tripulação à sua estação espacial

Composta por três astronautas, tripulação será enviada em junho

Chegada do 5G deve revolucionar a indústria brasileira

Tecnologias como os carros autônomos e a telemedicina devem avançar com sua implementação
- Publicidade -

Nos últimos anos, a Indústria passou por uma transformação que migrou a produção em massa para a produção enxuta, o Lean Production. Essa metodologia, que nasceu no chão de fábrica automotivo, é hoje reconhecidamente uma das melhores práticas de gestão industrial, e seu sucesso fez com que se expandisse também para outros segmentos. 

Uma vez que os sistemas de produção tradicionais têm evoluído para sistemas de produção digitalizados devido à implementação de tecnologias da indústria 4.0, como a Internet das Coisas (IoT), Big Data, Cloud Computing, Machine Learning e In 62 teligência Artificial (IA), entre outros, uma série de questões surgem.

As tecnologias da indústria 4.0 substituirão o lean ou coexistirão? As tecnologias lean e Industry 4.0 são compatíveis e compartilham sinergias ou são divergentes entre si? Em outras palavras, a questão mais abrangente é: o lean pode acompanhar a era digital e evoluir para o Lean 4.0? Tanto o lean quanto a indústria 4.0 são paradigmas industriais que fornecem os alicerces para o planejamento das operações. 

No entanto, ao contrário da indústria 4.0, que conta com tecnologia moderna para resolver os problemas contemporâneos que as empresas enfrentam, o lean se concentra nas pessoas, processos e uma cultura de melhoria contínua. Assim, à primeira vista pode parecer que os princípios lean são antagônicos às tecnologias digitais e automatizadas de última geração da indústria 4.0. 

É importante ter em mente que, apesar da abordagem baseada na tecnologia seguida pela indústria 4.0, os aspectos não tecnológicos, mas de pessoas e processos, que são centrais para o lean, ainda desempenharão um papel crítico nos modernos sistemas de produção digital e cadeias de suprimentos.

No final das contas, e apesar do nível crescente de digitalização e automação das operações, as empresas ainda contam com pessoas para projetar, programar, operar, manter e melhorar as máquinas e robôs que permitem a digitalização e a automação. É aí que o Lean entra em jogo nos sistemas de produção e cadeias de
suprimentos tecnologicamente avançados. 

Portanto, a resposta curta e inequívoca à pergunta: a Indústria 4.0 substituirá o Lean? Não.

Tanto o Lean quanto a indústria 4.0 são paradigmas industriais que fornecem os alicerces para o planejamento das operações. No final das contas, e apesar do nível crescente de digitalização e automação das operações, as empresas ainda contam com pessoas para projetar, programar, operar, manter e melhorar as máquinas e robôs que permitem a digitalização e automação

Alisson Castanho,
Gerente de produtos da Atech 

As tecnologias da indústria não substituirão o lean, pelo contrário, elas coexistirão, pois a implementação da Indústria 4.0 requer pessoas e processos eficazes e eficientes como pré-condição para operar com sucesso.

Diversos homens estão conseguindo reverter a disfunção erétil definitivamente

Quanto mais tempo você adia essa decisão, mais difícil fica uma resolução para sua disfunção. Pois, quanto mais o tempo passa, menos estímulos e menos sangue seu organismo consegue mandar para seu pênis.

Novo método psicológico é capaz de recuperar qualquer relacionamento

A psicologa e especialista em relacionamentos Renata Santos descobriu o REAL motivo de seu relacionamento não ser mais como no início (NADA A VER com a idade, beleza física ou rotina).

Assista o filme Sem Remorso com Michael B. Jordan no Prime Vídeo | 30 Dias Grátis

Estrelado por Michael B. Jordan, o filme de ação Sem Remorso, adaptação do livro homônimo de Tom Clancy, é também a oportunidade do astro criar uma nova franquia de filmes para si, a partir do personagem John Kelly, um fuzileiro naval dos Estados Unidos, que busca por justiça pela morte de sua esposa grávida.
- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Brasil brilhou no skate na noite do décimo quarto dia de Olimpíada

Amanhã, país tem estreias nos saltos ornamentais e ginástica rítmica

Secretário Bruno Bianco é indicado para a AGU

Anúncio foi feito pelo presidente em redes sociais

Preço da cesta básica sobe em 15 capitais do país

Maiores altas foram em Fortaleza (3,92%) e Campo Grande (3,89%)

Poupança tem captação líquida de R$ 6,37 bilhões em julho

Depósitos superam retiradas pelo quarto mês seguido
- Publicidade -

Mundo Go!

7 franquias baratas para abrir como MEI gastando a partir de R$ 3 mil

Optar por abrir uma franquia pode ser um boa opção para quem quer empreender

5 sites gratuitos para conseguir cupons de descontos válidos

Enquanto os cupons de desconto se multiplicaram no Brasil, encontrar as melhores promoções na internet nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, você precisaria desprender muito do seu tempo para visitar todas as lojas virtuais possíveis para, então, comprar qual é o melhor preço de determinado produto.

Confira as melhores comédias românticas de todos os tempos

Procurando um filme (Rom-Coms) com uma doce história de amor , muitas risadas e talvez até uma ou duas cenas de reforma? Boas notícias: você veio ao lugar certo. Embora haja definitivamente um momento e um lugar para um bom thriller ou filme de terror, as comédias românticas são claramente o gênero superior.
- Publicidade -
- Publicidade -